Apresentação da nova rede sem fio da UNILAB

Data de publicação  25/02/2016, 13:47

25-02-16 Rede Unilab-Academico

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) por meio da Divisão de Infraestrutura, Segurança da Informação e Redes (DISIR) torna pública a nova rede sem fio da Unilab, intitulada “UNILAB-Acadêmico”.

Esta nova rede tem como objetivo promover a substituição da “UNILABNET” implantando um conjunto de melhorias, além de maior estabilidade e segurança no acesso à internet, unificando as redes sem fio da universidade e abrindo a possibilidade de que sejam criados mecanismos para viabilizar o cumprimento da nova lei do Marco Civil a qual exige a guarda dos logs de conexão dos usuários pelo periodo de um ano (Acesse a lei aqui) .

A “UNILAB-Acadêmico” é uma rede sem fio institucional destinada as pessoas com vínculo na instituição, alunos, professores, servidores administrativos e funcionários terceirizados, provendo acesso de qualidade à rede administrativa e internet.

Abaixo listamos as principais melhorias da rede UNILAB-Acadêmico em relação a obsoleta UNILABNET:

• Estabilidade no acesso: A autenticação ocorre uma única vez utilizando o login e senha dos sistemas SIG (SIGAA, SIGRH, SIPAC).
  • Segurança otimizada: Maior segurança através do uso da tecnologia definida pela norma IEEE 802.1X.
  • Ampliação do sinal sem fio: A DISIR está ampliando a cobertura de sinal wireless desta nova rede nos Campi do Ceará.

A partir das 12 horas do dia 09 de março de 2016, quarta-feira, estaremos realizando a desativação da rede UNILABNET. Considerando o exposto, recomendamos que os usuários da rede UNILABNET passem a conectar seus dispositivos a nova rede “UNILAB-Acadêmico” para evitar descontinuidade de seus acessos.

Além disso, solicitamos que os usuários de outras redes sem fio, com exceção dos computadores institucionais, que estejam conectados na “Rede Administrativa”, ou seja, Smartphones, Tablets, PDAs, etc, migrem para esta nova rede, pois em breve ela também será desativada.

Segue em anexo os links dos tutoriais para configuração de seu dispositivo para se conectar na nova rede “UNILAB-Acadêmico”:

WiFI UNILAB tutorial Smartphone

WiFI UNILAB – Tutorial Windows

WiFi UNILAB tutorial Windows 8 e 10

Caso haja qualquer dúvida ou problema de conexão, a DISIR estará disponível através da abertura de chamado no 3S (https://www.dti.unilab.edu.br) ou procurar o laboratório de informática mais próximo.