Página sobre acessibilidade

Este template busca atender às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas também estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Ao final desse texto, você poderá acessar/baixar alguns sites/arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.

Espaçamento entre textos

Navegação

Na parte superior deste site existe um menu de acessibilidade, onde se encontra atalhos de navegação padronizados e o link para o Mapa do site. Além da opção para alterar o contraste e um link para acessar o portal da Unilab. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as página e podem ser localizadas sempre no canto superior da janela de seu navegador.

Os padrões de atalhos do Governo Federal para a maioria dos navegadores são:

  • Teclando-se Alt + 1 em qualquer página, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
  • Teclando-se Alt + 2 em qualquer página, chega-se diretamente ao início do menu principal.
  • Teclando-se Alt + 3 em qualquer página, chega-se diretamente à área para realizar buscas internas.
  • Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente as informações postas no rodapé.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Eventualmente no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

Espaçamento entre textos

Leitura/Visualização

É possível alternar o esquema de cores dos textos e fundo da tela para preto e branco, a partir de um ícone (Alternar entre cores e o alto contraste) localizado no canto superior direito. Alterando também os links e alguns elementos para amarelo, visando maximizar o contraste dos conteúdos.

Outro recurso capaz de propiciar uma melhor leitura, são os comandos próprios de seu navegador para ajustar o tamanho do texto, sendo:

  • Teclando-se Ctrl + +, para aumentar o tamano da fonte.
  • Teclando-se Ctrl + -, para diminuir o tamanho da fonte.
  • Teclando-se Ctrl + 0, restaura o tamanho inicial/padrão.
Espaçamento entre textos

Leis e decretos sobre acessibilidade

Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm).
Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 – Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm).
Decreto nº 7.724, de 16 de Maio de 2012 – Regulamenta a Lei No 12.527, que dispõe sobre o acesso a informações (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Decreto/D7724.htm).
Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (http://emag.governoeletronico.gov.br).
Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 – formato .pdf (35,5Kb) – Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/legislacao/portaria3_eMAG.pdf).

Saiba mais em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-digital