Certificado de rede para Android 11

Data de publicação  11/04/2022, 10:38
Postagem Atualizada há 11 meses

Aviso – Android 11

Algumas versões mais recentes do Android (11) não oferecem mais aos usuários a opção de desativar a validação do certificado do servidor, que era apresentado durante a autenticação EAP. Isso gerou dificuldades para alguns usuários, uma vez que as instituições que utilizam certificados auto-assinados, precisam encontrar uma solução para distribuir o certificado raiz aos dispositivos dos usuários e obterem os dispositivos devidamente configurados para verificar o certificado.

Para efetuar o download diretamente no dispositivo móvel basta conectar-se a rede sem fio “Certificado-WiFI

Antes de começar, remova qualquer configuração atual do eduroam. Vá para Configurações e, em seguida, Wi-Fi . Pressione e segure eduroam . Se a opção Esquecer rede ou similar for exibida, selecione-a e continue.

> Abra o navegador do celularChrome, Firefox entre outros

> Acesse o site DTI.UNILAB.EDU.BR > Procure a notícia “Certificado rede para Android 11

Configuração manual:

1 – Baixe no seu dispositivo o certificado da CA (Autoridade certificadora); acesse o site DTI.UNILAB.EDU.BR, procura diretamente de seu navegador

Obs.: O certificado abaixo deve ser utilizado apenas se seu servidor foi configurado com o certificado auto-assinado fornecido pela RNP.

Download do certificado clicando na imagem abaixo:

2 – Seu dispositivo perguntará se você deseja baixar o certificado. Escolha ‘ Baixar ‘.

3 – Na caixa de diálogo, escolha a opção “Abrir com instalador de certificado“;

será solicitado a nomear o certificado e identificar como ele deve ser usado. No campo Nome do certificado , digite “RNP-CA” e escolha Wi-Fi na lista suspensa;

5 – Após instalar o certificado, acesse a rede eduroam completando as informações conforme abaixo: