DTI
Diretoria de Tecnologia da Informação

Vamos mudar nossos hábitos?

Data de publicação  10/12/2019, 10:01
Saltar para o conteúdo da postagem

Você consegue imaginar o seu dia a dia sem energia elétrica? Já esteve na situação de dizer: Nossa! Como a energia está cara? Já pensou que simples ações podem fazer a diferença?

A Divisão de Planejamento e Governança – DPG, vinculada a Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, está promovendo uma ação de conscientização no uso de energia elétrica no âmbito da referida diretoria, baseando-se nos valores elencados em seu referencial estratégico, em especial, no que diz respeito a responsabilidade ambiental.

A campanha consiste em convidar os servidores e colaboradores lotados na DTI a adotarem um comportamento que propicie a redução do consumo de energia em seus setores. Assim, estarão contribuindo para a economia do dinheiro público e, principalmente, ajudando a preservar o meio ambiente através do uso racional de recursos.

Para atingir o objetivo da campanha, coisas simples, mas muito importantes, deverão ser feitas: desligar o computador, o nobreak e o ar condicionado ao sair da repartição no final do expediente.

Visando demonstrar dados concretos para embasar a ação, foram realizados cálculos utilizando técnicas de medição baseadas no consumo diário de energia necessário para o desenvolvimento das atividades dos analistas e técnicos da DTI. Foram obtidos os seguintes resultados:

  • Um computador consome cerca de 228 watts para seu funcionamento normal;
  • Manter o computador ligado depois do expediente consome cerca de 3,42 KW/h por dia;
  • Mesmo desligando o computador e mantendo o nobreak ligado, o consumo diário é de 0,54 KW/h por dia;
  • Manter somente os nobreaks ligados em modo bateria, depois do expediente, consome o equivalente a 356,40 KW/h por mês, custando em torno de R$ 280,00;
  • Manter 10 computadores ligados, depois do expediente, consome o equivalente a 1026 KW/h por mês, totalizando aproximadamente R$ 807,00.

Percebeu o quanto pode ser economizado somente na DTI seguindo as orientações citadas? Imagine isso sendo implementado em escala institucional. Vamos mudar nossos hábitos! O que você acha? Quem se habilita a ser agente de mudança de sua sala?

Categoria