DTI auxilia DRIIA na migração de dados para realização do Censo

Data de publicação  27/05/2015, 17:15

banner-dti-censo

O Censo da Educação Superior é uma coleta de dados realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação -MEC, na qual as Instituições de Educação Superior – IES prestam informações por meio de um sistema eletrônico, o Censup, sobre dados financeiros, recursos humanos e de infraestrutura, bem como informações sobre os cursos de graduação, estudantes e docentes vinculados a esses cursos na IES.

A participação da IES no Censo é obrigatória e as informações prestadas subsidiam estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Superior Brasileiro.

Na UNILAB, o preenchimento das informações é realizado pela Diretoria de Regulação, Indicadores Institucionais e Avaliação – DRIIA, juntamente com o Pesquisador Institucional – PI.

A coleta dos dados, via Censup, pode ser realizada de forma manual ou por meio de migração de dados. Até 2014, todas as informações foram prestadas de forma manual, porém este ano foi adotado, pela primeira vez na UNILAB, o processo de migração de dados, que consistiu em reunir em planilhas baseadas em layouts específicos, as informações necessárias ao Censo e depois enviá-las em arquivos próprios diretamente ao sistema Censup. Isso só foi possível graças a participação da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, que designou uma equipe de servidores para a realização desse trabalho.

Foram realizadas reuniões entre as equipes da DRIIA e DTI para ajustes de informações e planejamento das atividades. Foram encontradas dificuldades, principalmente no ajuste das informações entre o Sistema Acadêmico e os layouts do Censo. Mas, por fim, todos os dados dispostos no sistema acadêmico, e outros advindos de planilhas enviadas pelas Pró-Reitorias e que não constavam no sistema acadêmico, referentes a docentes e discentes, foram consolidados, organizados em layouts e depois enviados em grupos de arquivos para o Censup, via migração.

Com esse trabalho em conjunto, foi possível, inclusive, verificar necessidades de ajustes no Sistema Acadêmico e que já estão sendo providenciados pela DTI.