Atualização e implantação de novas funcionalidades deixam Sistemas SIG fora do ar dias 23 e 24 de maio

Data de publicação  19/05/2015, 13:13

banner-dti-sig-update

Está agendada para os dias 23 e 24 de maio de 2015  a atualização dos Sistemas SIG (SIGAA, SIGRH, SIPAC e SIGAdmin), adquiridos pela Unilab através de um acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Em decorrência desta atualização, os sistemas ficarão temporariamente indisponíveis e tem como objetivo corrigir erros e de se incluir novas funcionalidades, disponibilizadas pelas equipes de Tecnologia da Informação da Unilab e da UFRN.

Este procedimento teve inicio após a solicitação de implantação do Módulo de Assistência ao Estudante expressada pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE). Ao analisar a solicitação, a Divisão de Sistemas de Informação – DSI, da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, optou por atualizar os sistemas SIG, que encontravam-se desatualizados em relação aos sistemas disponibilizados pela UFRN e que o então Módulo de Assistência ao Estudante não atendia de forma adequada às necessidades da Unilab. Por se tratar de um processo complexo, não era possível simplesmente substituir uma versão pela outra. Foi traçada, então, uma estratégia de trabalho que maximizasse a produtividade e diminuísse os riscos dessa operação, dividindo o processo de atualização em 4 etapas: mesclagem de código, atualização do banco de dados, testes do sistema e implantação da nova versão no ambiente oficial.

Na etapa inicial, obteve-se a versão mais atual do código disponibilizado pela UFRN, na qual foi realizada a mesclagem com a versão oficial da Unilab. Foram utilizadas algumas ferramentas que auxiliaram nesse processo, possibilitando que a tarefa fosse desempenhada de forma segura, evitando perdas de funcionalidades específicas da universidade.

A segunda etapa foi a de atualização dos bancos de dados dos SIG, pois uma nova versão de sistema exige que os dados sejam armazenados de forma compatível com esta versão. Nesta fase foram realizados procedimentos similares à mesclagem do código, a fim de evitar comportamentos inesperados dos sistemas SIG.

A terceira etapa, que está em andamento, consiste na avaliação do sistema como um todo. Nela, estão sendo realizados pela DTI, testes técnicos e testes de funcionalidades pelos setores mais envolvidos com a utilização dos Sistemas SIG. Nesta etapa, alguns setores da instituição, como a Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e a Divisão de Patrimônio, estão ajudando a equipe da DTI a verificarem possíveis erros para depois estes serem corrigidos visando evitar transtornos para os usuários que já utilizam os sistemas.

Na quarta etapa, os sistemas SIG terão que ser desligados para que a migração ocorra no sistema oficial. A atualização final está prevista para ser realizada neste sábado, 23 de maio de 2015, com previsão de término da manutenção no dia 24 de maio de 2015. Nestas datas, os Sistemas SIG serão transferidos da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a infraestrutura da Unilab localizada em Redenção – CE. Desta forma, os sistemas estarão dentro da Rede da Unilab/CE, permitindo serem acessados nos campi do Ceará mesmo em uma eventual falha de Internet.

Após a conclusão da atualização, a equipe da Divisão de Sistemas de Informação (DSI/DTI) estará preparada para a correção de qualquer erro emergencial que possa vir a acontecer em alguma funcionalidade que possa estar sendo utilizada por usuários da instituição. Neste caso, o usuário poderá comunicar a DSI, enviando um e-mail para dsi@unilab.edu.br.