DTI
Diretoria de Tecnologia da Informação

Concluída primeira etapa da manutenção nas instalações elétricas dos nobreaks

Por
Data de publicação  01/04/2015, 16:52
Postagem Atualizada há 9 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

nobreaks

Foi realizada a primeira etapa da manutenção elétrica programada para as instalações dos nobreaks utilizados na energização do rack de equipamentos servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, que ocorreu através do desligamento geral da energia elétrica no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, no último dia 25 de março. Os nobreaks são dispositivos utilizados para a alimentação secundária de energia elétrica de cargas críticas de TI, como equipamentos servidores, de armazenamento e de rede, geralmente organizados em estruturas metálicas, refrigeradas e padronizadas, denominadas racks, em ambientes de data centers.

As principais ações executadas nesta etapa foram relacionadas ao comissionamento dos condutores elétricos que interligam os nobreaks à alimentação das unidades de distribuição de energia internas do rack.

O intuito geral da manutenção é a substituição das 03 unidades dos atuais nobreaks, com capacidades nominais de potência aparente de 3,2 kVA, pelos novos nobreaks de médio porte, de 10 kVA, cada. Através desta ação, planeja-se obter melhorias quanto à adequação dos níveis de energia em situações de variações elétricas, ao monitoramento dos eventos da rede elétrica e à expansibilidade da capacidade para a adição de futuros equipamentos.

Para a conclusão de forma efetiva, planeja-se as execuções de mais duas etapas de manutenções: a segunda refere-se à adequação elétrica do quadro geral de distribuição e a terceira refere-se aos testes e efetiva energização dos novos equipamentos nobreaks.

As datas para as próximas intervenções gerais de manutenção elétrica deverão ser definidas e amplamente divulgadas em breve junto à comunidade acadêmica e ao corpo administrativo da instituição.

Categoria