Como deixar uma pasta invisível

Data de publicação  13/08/2014, 19:47

Crie uma pasta invisível para garantir a privacidade de seus arquivos!

Nesse Tutorial você aprenderá a criar/tornar uma pasta invisível, não confunda com pasta oculta que normalmente não podem ser visualizadas, pois esta nem mesmo através das opções de pasta pode ser.

Pasta Oculta

Primeiro irei mostrar como funciona a pasta oculta. Para criar uma nova pasta clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, no menu escolha a opção Novo e em seguida Pasta (ou no menu Arquivo – Novo – Pasta). Logo aparecerá uma pasta com o nome Nova pasta selecionado, aí basta digitar um nome pra ela. Nesse exemplo digite a palavra Pasta oculta, após tecle Enter.

Agora iremos deixá-la oculta, pra isso clique com o botão direito sobre a pasta que você acabou de criar, no menu escolha a opção Propriedades, após aparecerá uma janela com o título Propriedades de Pasta oculta, onde irão conter informações sobre a mesma, desde o nome, tamanho, data de criação e atributos. Nos atributos marque a opção Oculto e clique em OK.

Pronto! Você acaba de criar uma pasta e deixá-la oculta. Observe que ela “sumiu”, para visualizá-la abra qualquer janela do Explorer, por exemplo Meu Computador. Na barra de menus clique em Ferramentas (se não estiver aparecendo tecle Alt) e escolha o item Opções de pasta…
Aparecerá uma janela com três abas, clique na segunda (Modo de exibição), e em Configurações avançadas:, procure a opção de Pasta e arquivos ocultos, encontrando-a marque a opção Mostrar pastas e arquivos ocultos e clique em OK. Procure onde você criou sua pasta e veja que ela apareceu, mas com um visual meio apagado – que indica que ela está marcada como oculta.

Pasta Invisível

Para criar uma pasta invisível e bem simples, primeiro devemos retirar o nome da mesma (creio que todos saibam que não é possível criar uma sem nome), mas podemos criar uma pasta com o caractere do espaço, para isso quando for renomear uma pasta é só manter a tecla Alt (lado esquerdo do teclado) pressionada e digitar 255 no bloco numérico concentrado com o Num Lock ativado, após soltar o Alt veja que “nada foi digitado”, clique fora ou tecle Enter e pronto, você tem uma pasta “sem nome”.

Agora é só mudar o ícone da pasta por um que não tenha nada. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta renomeada, depois em Propriedades. Na janela não precisa marca a opção Oculta (a não ser que você queira, além de invisível, deixá-la oculta). Clique na aba Personalizar, e em ícones de pasta clique no botão Alterar ícone…, surgirá outra janela com vários ícones, role a barra de rolagem para a direita e após um cadeado dourado você encontrará quatro ícones vazios, selecione um dos quatro e clique em OK. Na janela anterior clique em OK. Agora sim você tem uma pasta invisível! (consegue vê-la?)

Dicas:
Não crie ela em diretórios que contenham vários arquivos, pois acidentalmente outros podem mover arquivos pra dentro dela e acabar localizando o seu esconderijo.

No Desktop você consegue encontrá-la, teclando intermitentemente F5 (Atualizar). Portanto, sugiro que você a crie em um outro local (as opções de visualização podem contribuir com o disfarce).

Caso você mesmo não a encontre mais, faça uma pesquisa com nome dela. Vá em Meu Computador, clique em Pesquisar (abaixo do menu Favoritos – ícone de uma lupa) e em Procurar pasta ou arquivos, digite o caractere do espaço. Cuidado não é espaço, é 255 pressionando o Alt. Caso digite espaço você irá visualizar praticamente todos os arquivos do Computador.

Enfim, é uma solução simples, não precisa instalar nenhum programa e garante até certo ponto a privacidade de seus arquivos. Para uma garantia maior, você deverá alterar as permissões de acesso na aba Segurança ou recorrer a utilização de softwares que bloqueiam o acesso de pastas.