DTI
Diretoria de Tecnologia da Informação

Desligamento programado do Windows

Data de publicação  11/08/2014, 18:32
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Desligue o sistema de forma programada sem a utilização de softwares adicionais

Nesse tutorial você aprenderá a determinar o desligamento automático do seu computador. Para isso iremos usar apenas linhas de comando do Prompt – um recurso que já vem no Windows.

Exemplo de caso: Hoje em dia é bem comum o fato de pessoas deixarem o seu computador ligado a noite toda só para poder baixar um arquivo, ou até mesmo em outro horário, pois precisa sair ou dormir. Em muitos casos o download já tem terminado, mas o computador ficará ligado até a hora que você voltar/acordar – um verdadeiro desperdício de energia!. “Concordo, mas o que é que eu posso fazer?”

Abra o Prompt (Não sabe como? Clique no botão Iniciar – Todos os Programas – Acessórios – Prompt de Comando ou pesquise por cmd), nele digite a linha de comando shutdown -s -f -t 600, logo após tecle Enter, irá aparecer uma janela informando o desligamento do sistema e após 10 minutos o seu PC irá se desligar automaticamente. “Bom, mas espera aí, eu não quero desligar o meu computador agora!”

Então, digite shutdown -a, tecle Enter para cancelar.

Pronto! Depois desse susto, você já aprendeu como agendar o desligamento de sua máquina, mas agora vamos entender o que foi digitado para que você possa adequar as suas necessidades:
shutdown: É o comando;
-s: Fará com que o S.O. desligue;
-f: Forçar o encerramento dos Programas;
-t: Determinar o tempo em segundos;
-a: Cancelar o desligamento do S.O.

Sabendo disso você pode determinar o tempo que lhe for necessário, basta mudar o valor 600 após o “-t“! Lembre-se que o tempo é determinado em segundos. Você deve estipular o tempo que o download irá demorá, ou o tempo que você vai passar fora de casa (coisas desse tipo), ai é só você substituir onde tem o valor 600 no comando.
Ex.: Coloque shutdown -s -f -t 3600 para desligar após uma hora. 0 (zero) fará com que ele se desligue agora (imediatamente).

Ainda não terminou! O bom é que você pode colocar essas linhas de comando em um arquivo de texto e salvar como um executável. Para isso, basta digitá-las no Bloco de Notas e salvar em .bat. “Como seria?”

Primeiro abra o editor de texto, (Não sabe como? Clique no botão Iniciar – Todos os Programas – Acessórios – Bloco de Notas ou pesquise por notepad). Nele digite shutdown -s -f -t 60 -c “Este computador foi programado para se desligar em 60 segundos, salve todos os arquivos imediatamente!” , depois salve o arquivo no Desktop com o nome desligar.bat (o nome não importa, agora a extensão do arquivo deve ser .bat). Pronto! Agora é só ver se está funcionado.
O parâmetro -c “alerta , exibe para o usuário um comentário sobre o desligamento, e deve conter no máximo 127 caracteres.

Dicas:
Estes comandos podem ser executados diretamente no Executar…
Ex.: Para cancelar, vá em Executar e digite shutdown -a.

Você pode criar esses arquivos e deixar na sua área de trabalho, para desligar o PC de forma mais rápida, assim como, reiniciar ou fazer logoff do usuário.

Para reiniciar é só mudar o “ -s” por “ -r“, já para reiniciar só o sistema (Logoff), mude o “ -s” por “ -l“.
Ex.: shutdown -r -f -t 0 (reiniciar) | shutdown -l -f -t 0 (logoff).

Caso não tenha conseguido criar os executáveis, clique aqui para baixá-los. E não se importe mais em deixar o seu computador ligado a noite toda só para baixar aquele arquivo.

Categoria
Palavras-chave