Sua senha é segura?

Postado em 26/09/2014


Aprenda a criar senhas seguras com dicas simples

Você sabia que 90% de todas as senhas criadas hoje são vulneráveis? Em geral, as pessoas criam senhas com dados pessoais ou de familiares, datas especiais ou até mesmo telefones e esquecem que hoje é fácil descobrir todas essas informações através de Redes Sociais ou até mesmo através de pesquisas no Google.

Mas como saber se minha senha é segura ou não? Existem algumas regrinhas básicas que seguindo-as, sua senha se tornará indecifrável:

  • Não use datas ou fatos que possam ser encontrados on-line: Qualquer coisa postada no Facebook ou no Twitter não é uma boa senha. Evite nomes, anos, datas – tudo que for fácil de descobrir.

  • Crie senhas compridas: Em se tratando de senhas, quanto mais comprida a senha for, mais tempo um hacker demorará em decifrar sua senha. Não precisa ser complexa, basta ser grande. Use uma frase ou jargão que você terá facilidade de lembrar.

  • Não use senhas de uma única palavra: Senhas de uma única palavra não são seguras. Use palavras extras, espaços, pontuação e números para tornar as suas senhas mais seguras e fáceis de lembrar.

  • Use senhas diferentes para operações bancárias, e-mail e outros sites: Uma senha para cada assunto. Se achar muito complicado ter senhas não repetidas, pelo menos use uma senha diferente para operações bancárias, outra para e-mail e uma terceira para o restante.

  • Não envie suas senhas por texto ou e-mail e não as compartilhe: “Não é que você tenha algo a esconder – é questão de manter limites significativos em uma era na qual os limites são tão poucos”. – Sam Biddle, Gizmodo

  • Não use senhas óbvias: Senhas como 123456, senha, qwerty, root, etc. Em um estudo recente de seis milhões de senhas geradas pelos usuários, as 10.000 senhas mais comuns teriam acessado 98% de todas as contas.

  • Troque regularmente suas senhas: Em um prazo suficientemente longo, a segurança de qualquer senha cai para zero.

  • Use gerenciador de senhas: Possui senhas demais? Use um gerenciador de senhas. Este programa criam, armazenam e inserem as senhas pra você – basta memorizar a senha mestra (a senha do gerenciador de senhas) e ele faz o resto.

  • Outra dicas:
    1. Use senhas com 14 caracteres ou mais;
    2. Use caracteres alfanuméricos (letras e números) e use letras maiúsculas e minúsculas;
    3. Use espaços e símbolos ($,#,%,&,*,@). Obs: Alguns sites não aceitam espaços ou esses caracteres. Quando isso acontecer, abuse no tamanho de sua senha.

Algumas empresas se uniram e criaram o Dia Mundial da Senha, onde você pode encontrar essas dicas e muitas outras, além de testar se sua senha é segura. Acesse https://www.passwordday.org/pt/ e dê uma olhadinha.

Com essas dicas, você sempre se manterá seguro contra ataques de hackers.

Pesquisar
Entrar no 3s