Envio de arquivos pela web via FileSender@RNP

Postado em 20/02/2020


A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) comunica aos membros da comunidade acadêmica e administrativa da Unilab que está disponível para utilização o serviço FileSender@RNP. Trata-se de um sistema que permite, de maneira simples, o envio de arquivos com tamanho entre 2 e 150Gb por meio de uma interface web. 

A troca de arquivos é feita de maneira confiável, pois a garantia da autenticidade das credenciais do remetente é dada pelo acesso federado ao serviço, realizado pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), da qual a Unilab faz parte. 

Para acessar o serviço, siga as instruções contidas no tutorial.

Benefícios - Como o arquivo não é enviado diretamente para o destinatário, mas sim colocado à sua disposição para download, o usuário não precisa se preocupar com as questões relacionadas aos limites de sua caixa de e-mail ao receber o arquivo. Além disso, o serviço permite o envio de um mesmo arquivo para diferentes receptores e o envio de um voucher para que usuários sem acesso ao serviço possam realizar o upload de um arquivo específico.

O serviço tem como limites definidos: número máximo de destinatários por e-mail (até 100 endereços de e-mail separados por vírgula ou ponto-e-vírgula); número máximo de arquivos por upload (um - para carregar múltiplos arquivos, deve-se compactá-los em um único antes do envio); tamanho máximo de arquivo por upload, utilizando apenas Adobe Flash (2 GB); tamanho máximo de arquivo por upload, utilizando HTML5 (150 GB); e validade máxima em dias do arquivo/voucher (20).

Importante: O FileSender@RNP não é um serviço de armazenamento para backup ou repositório permanente em “nuvem”. Ele é um espaço para compartilhar arquivos temporariamente. Após a data de expiração, os arquivos serão automaticamente apagados. Neste sentido, não é recomendado o envio ou armazenamento de informações pessoais, fotos, vídeos, etc. Portanto, deve ser utilizado com responsabilidade.

Sobre a CAFe - A CAFe é uma comunidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras com suas bases de dados de usuários compartilhadas. Por meio dela, os membros das instituições podem acessar os serviços de tecnologia da informação, ofertados por qualquer instituição participante em qualquer lugar do planeta. Um exemplo é o acesso à rede sem fio Eduroam e aos periódicos da Capes.

Pesquisar
Entrar no 3s