DTI
Unilab

Orientações para Submissão de Trabalhos no site da Semana Universitária da Unilab

A ferramenta de geração de trabalhos para a Semana Universitária requer certa atenção na hora de importar informações de outros editores de texto. É importante salientar que a leitura das instruções presentes na ferramenta é imprescindível para um correta geração do trabalho. O manual, que está disponível no site da Semana Universitária da Unilab, encontra-se no seguinte endereço: http://semanauniversitaria.unilab.edu.br/procedimentos-manuais/

O uso correto das orientações tem proporcionado que a maioria dos estudantes consigam gerar o seu trabalho corretamente, como é possível ver no gráfico a seguir:

Entretanto, ainda há um considerável número de estudantes com dificuldades na geração do documento. Deste modo, listamos a seguir todas as instruções necessária para resolver principais problemas durante a geração do documento.

1 – Inserir texto vindo de outro editor

Ao copiar textos de editores avançados como Microsoft Word, LibreOffice Writer e similares, ou mesmo da internet o sistema operacional traz, além do texto selecionado, uma série de outras informações relacionadas a sua formatação.

Portanto, é necessário passar o texto selecionado em um editor de texto simples (Bloco de notas ou similares) antes de inserir na ferramenta de texto da Semana Universitária.

Segue o passo a passo ideal:
  1. Selecione e copie o texto no seu editor;
  2. Cole o texto copiado no Bloco de Notas;
  3. Selecione o texto no bloco de notas e leve para a ferramenta da Semana Universitária;
  4. Cole o texto na ferramenta;
  5. Depois de inserir o texto, pode inserir as imagens (quando necessário);
  6. Após inserir todos os textos, pode gerar o trabalho, clicando no botão “Gerar Documento” ao final da página.
OBS: Cada imagem ocupa em média 150 caracteres.

2 – Corrigir limite de caracteres

Se o usuário colou o texto do Word (ou similares) diretamente na ferramenta e o número de caracteres ficou acima do permitido, ele deverá seguir o seguinte passo a passo para corrigir.
  1. Na ferramenta da Semana Universitária, clique no botão “source” e apague todo o conteúdo do editor;
  2. Ainda na ferramenta, clique no botão “source” para voltar ao modo de edição visual;
  3. Vá até o editor que possui o texto desejado e copie o trecho que deseja inserir;
  4. Abra o Bloco de Notas (ou similar) e cole o texto copiado do outro editor;
  5. Ainda no Bloco de Notas, selecione e copie o texto desejado (É neste ponto que a formatação do Word é removida. Por tanto, não deixe de fazê-lo.);
  6. Vá até a ferramenta da Semana Universitária e cole o texto;
  7. Pronto, o excesso de caracteres oriundos da formatação do Word (ou outro editor de formatação) foi removido e a contagem de caracteres agora se refere somente ao texto que foi inserido.
OBS: Cada imagem ocupa 150 caracteres.

Se ainda houver dúvidas, este vídeo ilustra ambos os procedimentos citados.
Publicado em 14/09/2018